G L B

Carregando...

Projetos para Energia Solar

O que é energia solar?

A energia solar é a fonte de energia produzida por meio do calor emitido via radiação solar. Por meio de equipamentos específicos, com destaque para as células fotovoltaicas e os painéis solares, a energia térmica emitida pela radiação solar é transformada em energia elétrica, sendo assim distribuída para os consumidores finais. Essa fonte de energia é considerada infinita, renovável e limpa, já que gera poucos impactos ao meio natural e possui ampla capacidade de regeneração.

Como funciona a energia solar?

A energia solar funciona por meio da captação da radiação solar, especialmente por células fotovoltaicas mas também por aquecedores e usinas solares. A energia térmica captada da radiação solar é transformada em energia elétrica por meio desses equipamentos. Assim, esta pode ser distribuída para os centros consumidores.

Quais são os tipos de energia solar?

Há basicamente dois tipos de energia solar, que se diferenciam com base na forma de transformação dessa energia. São eles:

  • – Energia solar fotovoltaica: ocorre a conversão direta entre a radiação solar e a energia elétrica. Essa conversão é realizada por meio das chamadas células fotovoltaicas, estruturas compostas por semicondutores, como o silício, que geram a eletricidade com base no calor da radiação solar.

 

  • – Energia solar heliotérmica: sua principal característica é transformação da energia solar em térmica. Por meio dos painéis solares, o calor gerado pela radiação do Sol é concentrado, aquecendo as estruturas geradoras. Assim, há a geração de energia elétrica por meio da produção de energia térmica do Sol.

Vantagens da energia solar

A energia solar tem como vantagem principal a sua classificação como uma fonte renovável de energia, ou seja, que possui ampla disponibilidade e capacidade de regeneração. Esse tipo de energia produz impactos ambientais diminutos, sendo considerada assim uma forma limpa de gerar eletricidade.

 

As usinas e os painéis solares não produzem poluentes atmosféricos, não consomem grandes quantidades de recursos ambientais e não produzem rejeitos em excesso. Ademais, a instalação de estruturas geradoras de energia solar é bastante simples, inclusive em espaços geográficos bastante restritos, como centros urbanos e telhados de domicílios.

Energia solar no Brasil

O Brasil possui uma condição geográfica e climática bastante favorável à produção de energia solar, uma vez que a maior parte do território brasileiro está localizada em uma faixa tropical do globo, com elevados índices de radiação direta; e já que os climas predominantes no país, com destaque para o tropical e suas variações, possuem grande índice de insolação ao longo do ano. A instalação de usinas solares no Brasil foi considerada pioneira.

 

O país detém o protagonismo da produção desse tipo de energia entre os países de mesmas condições econômicas e sociais. Atualmente, o Brasil possui centros de produção de energia solar em diversas regiões, além de forte capilaridade de instalação de painéis solares para pequenos produtores.

Mesmo assim, apenas cerca de 1% da matriz energética brasileira é proveniente da fonte solar. A ausência de políticas públicas e investimento no setor, além do alto custo de instalação e produção desse tipo de energia, explica a pequena participação dessa fonte no cenário energético do país.

 

Os levantamentos dos órgãos de energia nacionais apontam que os principais estados produtores de energia solar no Brasil são Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná.

 

Em termos regionais, destaca-se a região Nordeste do Brasil, que possui condições geográficas bastantes favoráveis para a instalação de usinas solares.

Fale com a GLB Consultorias

e solicite um Orçamento agora para o seu Projeto de Energia Solar